Páginas

sábado, 18 de outubro de 2014

[vaidade e transição capilar]

-

falar sobre vaidade é algo um pouco delicado,
por conta de ser um assunto muito pessoal, e é ainda mais delicado quando se fala de algo que afeta sua vaidade, como peso por exemplo, ou como o assunto de hoje; transição capilar.

o que é? como ocorre?

a transição capilar ocorre quando você decide parar de utilizar química, como relaxamentos, alisantes, progressivas ou qualquer outro procedimento que mude a forma natural dos cabelos.
dentre estes procedimentos geralmente a tintura não está inclusa, porque teoricamente ela só altera a cor dos fios ( se bem que sabemos que tem algumas marcas que alteram a textura dos fios sim :/ ).

a maior dificuldade é..

permanecer com 2 texturas no cabelo, onde a raiz é cacheada e o comprimento "liso", a raiz fica com muito volume enquanto o restante fica sem volume algum. encontrar técnicas ou formas de pentear que disfarcem o volume da raiz ou a "mingua" (como diz minha avó) do comprimento que deem certo é como acertar os números da loteria, as texturizações levam horas para ficarem boas, os penteados que incluem quase sempre um coque, um rabo de cavalo.. digamos que isso se compara á uma tortura desumana (tá exagerei)!

minha experiência..

na verdade eu entrei em transição sem saber, pois é..
não foi uma questão de escolha, foi mais uma necessidade, deixei de fazer relaxamentos e progressiva devido ao alto custo que esses procedimentos representavam pra mim. parei de fazer química, porém continuava na base de escova e chapinha.
até que em uma viagem que fiz ao Rio uma prima me convidou pra algum programa que incluía piscina ou algo assim  e eu recusei, inventei uma desculpa, porque estava com o cabelo escovado e não queria molhar
sem contar nas inúmeras vezes chovia e eu tinha que ficar me escondendo, ou quando o tempo estava úmido e eu sabia que aquilo ia acabar com a minha escova, recusa de convites, vergonha de abrir o guarda-chuva quando estava apenas garoando fininho..
após esse episódio na viagem eu "acordei", e percebi que eu estava me privando de viver coisas por conta da vaidade, por conta de algo que não era naturalmente meu. decidi que iria cortar, fazer o tão famoso big chop (grande corte).
e eu já estava há uns 4 meses sem usar nada no cabelo, era meados de outubro de 2013. decidi aguardar mais 2 meses, pois em dezembro estaria de férias do curso e isso me daria tempo para que eu me acostumasse com o novo visual e me sentisse mais segura.

no dia 06 de dezembro de 2013, com a ajuda do meu marido, realizei então o "BC". ele cortou meu cabelo, e me apoiou muito, sempre me dizendo o quão ficaria bonito, mas sinceramente eu duvidava disso.. hoje não duvido mais ;)

abaixo, fotos vergonhosas da minha pessoa :$

comprido e liso..



cabelo curto e liso..


já entrando em transição..


já decidida



pouco tempo após o corte







quando cortei, fui até a casa da minha mãe e meu pai disse algo que me marcou muito: "essa sim é a verdadeira Jéssica" e de verdade, nunca me senti tão minha, tão eu, tão Jéssica.


um pouco depois..



hoje..







dicas,

após descobrir que o que eu estava passando se chamava transição capilar, pesquisei em todos os blogs, canais do youtube e grupos do facebook sobre o assunto.. e com tudo o que eu assisti, li e vi, cheguei á algumas conclusões..

- o processo de transição (capilar ou qualquer outra) é muito particular, vi meninas que rasparam a cabeça, máquina zero! e se sentiram super bem com o resultado, enquanto outras fizeram o corte com mais de 1 ano e meio e não gostaram nenhum pouco. então respeite o seu tempo, se estiver na dúvida, não faça!

- a decisão de "voltar ás raízes" é algo seu, então não compete á você (e nem a ninguém) julgar as pessoas que decidem continuar ou fazer alisamentos ou qualquer método de mudança dos fios. respeite a vontade dos outros, lembre-se que um dia você também fez essa escolha (Y)'

- se respeite, respeite o seu cabelo. não é porque tal blogueira, tal atriz, ou qualquer referência que você tenha tem o cabelo mais definido do mundo que o seu será igual, cabelo é uma identidade, se você optou por passar pela transição entendo que você quer assumir a sua. é claro que referências são boas, desde que você não fique obcecada em ter o cabelo igual ao de outra pessoa.

- você com cabelo liso, cacheado, alisado, frizado, com permanente, careca ou o que for, não seja refém da vaidade, entenda que as pessoas te amam pela sua essência, e que você, principalmente VOCÊ, tem que se amar acima de qualquer coisa. Se sentir bem, ser vaidosa é saudável, é sim, e não quero dar uma de chata e dizer o contrário, mas cai naquele clichê "tudo que é demais.." bom você sabe o fim da frase.


beeeijos,








 quer me conhecer melhor? fica á vontade :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Água e Liberdade © Todos os direitos reservados.
Criado por: DS Layouts ♥ Daniela da Silva.
Tecnologia do Blogger.